01 julho 2004

Luso-euforia

Estou numa luso-euforia...
Quem me conhece sabe que eu sempre fui muito orgulhosamente português, mesmo quando, supostamente, estávamos todos de tanga. Mas agora, de um momento para o outro estamos nas finais do Euro e vai um tuga para a Presidência da Comissão.
Mas vamos por pontos...
Portugal na final: bem sei que não é decisivo para a vida de cada português que portugal esteja na final do Euro de futebol e que não vamos resolver os problemas nacionais mesmo que consigamos vencer o campeonato, mas este Euro está a criar uma catarse de amor a Portugal que é muito bem vinda. Por todo o lado se vêem bandeiras de Portugal e as pessoas andam felizes e orgulhosas do país. Isso é bom! Isso é mesmo muito bom...
Por outro lado o nosso Primeiro vai para Presidente da Comissão. Internamente, bem sei que tem gerado muita confusão e que não se sabe quem é o Senhor que se segue. Ou pior... O nome que se perfila como o mais provável não é própriamente uma solução fantástica...
MAS... Quem é que dava um chavo pelo Durão Barroso antes dele ser 1.º? Nem as pessoas do PSD! Não que ele tenha sido fantástico, mas soube equilibrar bem os problemas óbvios de um governo de coligação, o que já é bom.
Mas concordo com a Bi em que isso pode beneficiar muito Portugal pela importância que isso nos dá nas negociações comunitárias.
Já para não falar de que a Presidência da Comissão Europeia, o órgão com mais poder da União, está, sem dúvida, no Top+ dos cargos políticos mundiais.
Por tudo isto estou luso-eufórico.
Mais tarde escrevo as minhas opiniões sobre o novo governo que se vai formar e sobre as opções para o jogo com a República Checa (não estão mesmo a ver a Grécia a vencer hoje, pois não?)...