19 setembro 2004

Sindicatos

Acabei de ver um documentário na Sic Noticias sobre a SAS, uma empresa Americana e aconselho todos os sindicatos a estudarem o exemplo desta empresa, principalmente numa altura em que se discutem os aumentos salariais e a produtividade dos trabalhadores.
Esta Empresa oferece aos seus empregados ginásios, piscinas, e todas as formas de distracção possíveis para que os seus funcionários possam relaxar. Mas para mim a regalia mais importante, e aquela que os sindicatos deveriam exigir ás entidades patronais em vez dos exagerados aumentos salarias, é a existência de uma creche da empresa.

Um funcionário que não esteja todo o dia a pensar que tem de despachar tudo a correr para conseguir ir buscar o filho à creche no outro lado da cidade vai ser sem duvida um funcionário mais relaxado e mais produtivo. Um funcionário que na hora de almoço pode “dar um saltinho” à creche do seu filho vai sem duvida recarregar baterias para o resto do dia.

É por isso que acho que os sindicatos têm de mudar de mentalidade, deixar de ser meros reivindicadores de aumentos salariais e começar a preocupar-se realmente com a qualidade de vida dos trabalhadores, percebendo também que quanto mais produtivos forem os trabalhadores mais legitimidade têm para exigir as regalias que têm direito.