14 junho 2005

Carcavelos 2

A questão que coloco, a debate, é como é que se pode dizer, como o Duarte, que "estando as cotas de imigração já preenchidas nesse ano, que diferença faz deixá-lo viver mal em Portugal ou viver mal em África?". Creio, e espero não estar enganado, que no caso concreto da praia de Carcavelos, os jovens são portugueses, e não africanos. Simplificando, portugueses mas com ascendência africana. Neste caso, o problema não se trata de integrar os emigrantes "coitadinhos" que vieram para o nosso País e estão desamparados, sem emprego, etc etc., mas sim conseguir dar educação e outra forma de estar na sociedade a estes jovens.
Assim, discordo que haja uma vontade do actual governo em querer distorcer as políticas com que o anterior executivo se caracterizou. É-me impossível dizer o futuro, mas creio e espero que se estivessemos com o anterior governo, o incidente teria acontecido na mesma.
Deste modo, creio que não se pode comparar e misturar os assuntos: um deles é a integração de novos emigrantes que são sempre uma mais-valia para o País. Outra, é tratar e saber lidar com quem já cá está há muitos anos e que ainda não teve a oportunidade ou a sua própria vontade para se integrar na sociedade.