23 outubro 2005

A gripe das aves e o direito a informacao

Ca pela China vou sabendo que em Portugal discute-se vivamente o problema da Gripe das Aves, que ja se proibiram as importacoes dos paises afectados, que se proibiu tambem a venda de carne de ave em locais publicos como feiras e estadios e ate se discute a possibilidade de se fechar as fronteiras a China, considerado um pais de alto risco. Por causa de todas estas noticias, as pessoas estao alarmadas e receosas e, muito provavelmente, as vendas das carnes de aves ja cairam bastante nas ultimas semanas.
Aqui em Shantou a comunidade de estrangeiros tambem esta em geral um bocado alarmada. A maior parte de nos ja nao come carne de aves ou ovos e certamente que ninguem vai aos mercados de aves. Todos discutimos as noticias sobre o assunto que chegam de Portugal, Reino Unido, EUA, Italia, Irlanda, Camaroes, etc.
Mas, para alem dos estrangeiros, mais ninguem com quem eu aqui tenho falado sabe nada do problema da gripe das aves e isso acontece porque nada se ve na TV sobre o assunto, nada se le nos jornais (acho eu, porque nao percebo uma palavra do que la esta escrito), nada se ouve nas radios, etc.
Quer dizer, la se vai lendo que apareceram casos na Russia, Romenia, etc. mas nem uma palavra acerca da propria China.
E o motivo para tal parece-me evidente: o governo nao quer que a populacao fique alarmada, tambem nao quer prejudicar os milhares de produtores de aves que dependem desse negocio para a sua subsistencia e nao quer que, de um momento para o outro haja comportamentos histericos num pais onde se ve galinhas vivas a venda em todas as esquinas.
Se os motivos me parecem nobres, ja os metodos me parecem menos nobres. E que as pessoas continuam a comer aves e ovos, continuam a passear por zonas cheias de galinhas, patos e outras aves e vivem na mais completa ignorancia sobre o assunto.
Nao tenho duvidas de que o anuncio da descoberta de casos da doenca na China seria alarmante e que as pessoas ficariam preocupadas e, provavelmente, muitissimos negociantes iriam a falencia, mas nao sera que estar alarmado e basear as suas escolhas individuais nesse alarme, como sejam, o que comer e onde passear, nao e desejavel? Sera que o governo se tem que comportar como um Paizinho que escolhe o que a crianca devera ou nao saber consoante a sua idade?