13 abril 2004

Afinal quem é que mente?

Já todos devem ter visto os novos cartazes do Bloco de Esquerda que, ao lado de uma fotografia dos 4 líders da Cimeira dos Açores – Bush, Blair, Aznar (não é por acaso que este aparece já a preto e branco!) e Durão Barroso - , dizem: Eles Mentem. Eles Perdem.
Tecnicamente não podemos criticar os cartazes. Acho até que funcionam bastante bem e vendem exactamente a mensagem que o Bloco pretende. Por isso são perigosos!
Mas convém fazermos uma pergunta básica: Porque será que o Bloco diz que estes 4 homens mentem?

Será por dizerem que o Iraque era um terrível regime ditatorial que não tinha o menor respeito pelos Direitos Humanos e Saddam um tirano que oprimia o seu povo?

Será por dizerem que esse mesmo tirano, responsável pela morte de milhares de iraquianos, não podia continuar no poder?

Será por considerarem uma afronta ao mundo Ocidental que, enquanto os iraquianos morriam à fome por falta de condições básicas de vida, Saddam investisse o que tinha e o que não tinha no desenvolvimento de armas de destruição maciça?

Será por dizerem que o Iraque tinha potencial bélico para iniciar uma guerra contra qualquer um dos seus vizinhos?

Será por dizerem que a tirania do Iraque apoiava movimentos terroristas?

Será por terem iniciado uma luta sem tréguas ao terrorismo, inimigo sem cara, que ataca onde menos esperamos causando o maior número de vítimas possível?

Será por terem enviado forças de segurança para o Iraque que são, sabemo-lo hoje, a única forma de assegurar a ordem e segurança pública?

Será por terem nomeado o eixo-do-mal e terem prometido luta sem trégua aos estados párias que se mantém à margem do direito internacional, desenvolvem armas de destruição maciça e apoiam movimentos terroristas?

Será...?

Será...?

Parece-me que, se queremos fazer do mundo actual um filme a preto e branco, com bons e maus, os senhores do cartaz não serão, com certeza, os maus! A guerra por vezes é justificável, sobretudo se pretende por fim a tiranias como a de Saddam, responsável por crimes terríveis contra a humanidade!

Por fim não deixa de ser curioso que o Bloco, sempre tão cioso dos seus princípios éticos, clame contra a ‘ingerência’ dos Estados Unidos em assuntos de outros Estados quando, em 99, foram dos primeiros e ir para a porta da Embaixada Americana exigir uma intervenção em Timor! Ou queremos que os Estados Unidos defendam os Direitos Humanos e a Democracia, no Iraque ou em Timor, ou queremos que os Estados Unidos fiquem preocupados com as suas questões internas, seguindo a doutrina isolacionista defendida pelos fundadores da República Americana!

Haja coerência...

Sendo que este é um Blog que também se preocupa com a formação política dos nossos jovens, e para que não restem dúvidas, aconselho-vos a leitura da Nacional Security Strategy, sobretudo no capítulo que fala da guerra preventiva!