19 agosto 2004

SISTEMA POLITICO

Mário Soares disse ontem na Sic Noticias que o Partido Socialista não deveria aceitar o pacto para a Justiça proposto pela maioria porque, segundo Mário Soares, isso iria prejudicar o PS.

É este tipo de comentários que não podem passar em claro, Mário Soares não diz que o PS deve rejeitar o acordo por não servir os interesses do pais mas sim porque prejudica um partido, ou seja, para Mário Soares o Partido Socialista é mais importante do que a Justiça ou pior, mais importante do que Portugal.

Este comentário é feito por alguém que já não tem qualquer tipo de aspirações politicas e que pode de bom agrado assumir que mais do que em democracia vivemos numa “partidocracia”, onde os interesses dos partidos se sobrepõem aos interesses da Nação.

Eu não quero com este post seguir o pessimismo do André e do Alcoutim que dizem que o sistema Português está perdido ou mesmo “entregue à bicharada”. Não quero alinhar no pessimismo porque considero que é muito perigoso, é nessas alturas de crises que aparecem os “salvador da pátria” populistas.

Acho que em Portugal temos um sistema muito melhor do que aquele que o “11 de Março” queria e que felizmente o “25 Novembro” conseguiu travar, e nisso tenho de estar agradecido entre outros a Mário Soares. Mas mesmo acreditando que Portugal não vive no pior dos sistemas também acredito que podemos melhorar e evoluir.

Em jeito de conclusão, Portugal não tem o sistema perfeito, aqueles que atacam com sete pedras a quem ousa fazer uma critica ao sistema conseguido com a revolução dos cravos têm de perceber que esta democracia não é perfeita. Mas por outro lado aqueles que não sabem se não fazer criticas “à 3ª Republica” têm de perceber que apesar de tudo é bastante melhor do que aquilo que o “companheiro Vasco” queria para Portugal.