04 agosto 2004

Directly from Cambridge

Estou de ferias em Cambridge e como tal peco desculpa aos leitores por nao usar acentos nem ce de cedilha! Se algum dos meus meninos (Francisco ou Diogo) tiver boa vontade suficiente pode corrigir!

Pois bem nos em Portugal, de facto, nao nos apercebemos do que e a ameaca do terrorismo e como tal somos um povo tranquilo! Aqui a musica e outra! Entre ontem e hoje as noticias foram:

descobertos planos para atentados em Londres;
bancos americanos e empresas americanas com sede em Londres com vigilancia apertada;
detidos 30 homens, na regiao de Londres e East Anglia, suspeitos de ligacoes a Al Qaeda.

Paralelamente, as pessoas fazem a sua vida normal e aparentemente sem medo! Eu por mim devo confessar que fico apreensiva e nao acho muita graca a que estejam a ser descobertos planos para bombardear Londres ou que o Bin Laden ameace a Europa, dizendo que vao correr rios de sangue!

Tudo isto para dizer que a ameaca do terrorismo e real e e preciso combate-la. Em Inglaterra vemos trabalho e vemos que as autoridades comunicam aos cidadaos as ameacas que existem. Sera que o mesmo se passa em Portugal? Apesar do medo, em Inglaterra sinto-me segura porque vejo a policia a actuar quando entro num comboio, quando ando na rua, quando apanho um aviao. Sera que em Portugal alguem tem a real nocao do perigo que a Europa e os Europeus correm todos os dias?

Esta e a realidade vista de longe, com os olhos de alguem que le os jornais e ve a televisao inglesa e como tal e constantemente bombardeada com informacao sobre terrorismo. Claro que em Portugal a perspectiva e outra ou nao foramos nos um pais periferico, ate mesmo, e ate ver, na rota do terrorismo!