13 abril 2004

Iraque II

Iraque...

Apesar do que a Beatriz disse, continuo a achar que a intervenção no Iraque foi mal conduzida (e sou de Direita, apoiante do Governo).
Apesar de tudo, o Governo Americano não soube gerir a situação e não quero acreditar na hipocrisia da defesa dos direitos humanos (sim, acho que é necessário defendê-los mas essa luta tem de começar dentro das nossas próprias casas e se nem nos países ocidentais estes são respeitados, a luta tem de começar aí.
E os Estados Unidos, ao invés de fomentarem uma guerra que é, essencialmente por petróleo, deviam ser os pioneiros na guerra das energias alternativas.
O Iraque é uma panela de pipocas a que se tirou a tampa, não é não rebentasse tudo lá dentro mas agora salta cá para fora.
E vimos o poder real das instituições... a UE não tem qualquer poder sobre a situação (não entrou neste argumento), as Nações Unidas não têm poder militar e só têm saído prejudicadas da situação... a NATO perde recursos e homens todos os dias!

No Iraque vivia-se um regime Sonita (mau, muito mau, mas do mal o menos) e os Xiitas eram combatidos e controlados (os Xiitas são a parte mais fundamentalista islâmica), ainda tinhamos os Curdos para ajudar a Festa.
Os Americanos pensaram que, ao chegar ao Iraque seriam recebidos em braços pela oposição ao regime... o que não aconteceu, o ódio islâmico continuou canalizado para os EUA e os seus aliados, assistindo-se aos Xiitas descontrolados a ganhar força, aos Sonitas derrotados com sede de vingança e aos Curdos ainda a puxar para o seu lado, o Iraque mais do que um território libertado transformou-se no território armadilhado, pronto a atacar qualquer um.

Ninguém tinha previsto este cenário, nem as opiniões pró-guerra que esperavam uma vitória total e uma democracia plena, nem as opiniões anti-guerra que imaginavam um Iraque feito colónia dos EUA, com um Mc'Donalds em cada esquina.

O que se verifica no Iraque é terrível, já morreram mais de 600 americanos desde que a guerra foi dada como vencida!
Os raptos são mais que muitos (a cada hora há um número diferente e todos os países têm sido alvos dos iraquianos).... é isto uma vitória dos líderes ocidentais?

Mas que soluções há para esta situação?
Por enquanto estamos todos à espera de Novembro e do resultado das eleições nos EUA, aí se definirá o futuro da política mundial.
Será que o Iraque deve ser dividido em estados independentes?

Foi um erro invadir o Iraque... no Afeganistão assistiu-se a uma guerra necessária e bem concretizada, aí sim verificou-se uma operação bem montada que só não foi 100% bem sucedida por não se ter capturado Bin Laden.
O Iraque foi uma situação bem mais complicada, as mortes e as violações dos Direitos Humanos continuam só que agora se alargaram aos países das Forças de Manutenção, porém não se pode abandonar agora o Iraque senão ainda podemos assistir a um cenário bem pior! O Futuro dirá o que nos espera.

Não quero com isto dizer que o nosso governo reagiu mal a esta situação...Nós temos que acompanhar os Estados Unidos, a Europa existe hoje graças a eles e são eles que definem a Política Mundial. E devemos honrar os nossos compromissos na NATO.
A NATO que é fundamental para Portugal e que deve ser mantida para bem de todos.

Em conclusão, quanto ao Iraque devemos esperar por aquilo que o Futuro nos (e lhes) reserva.

Sobre o Bloco, mais do que não gostar deles, río-me deles.