07 outubro 2004

O Adeus do Comentador ou o novo habitante da Quinta das Celebridades!

A TVI perdeu um comentador que, aparentemente agastado por uma crítica mais forte, decidiu largar a prédica dominical que mantinha, desde 2001, nos serões da TVI. Confesso que não esperava esta reacção do Professor que pensava ter mais ‘estômago’ para aguentar uma crítica. Afinal enganei-me... o rei do veneno, ao experimentá-lo, prefere sair de fininho a enfrentar a luta! Assim se dá a medida de um homem. Aqueles que face ao ataque e à crítica mais mesquinha continuam o seu trabalho e não desistem e aqueles que à primeira contrariedade, qual menino mimado, atiram com a porta e fazem birra!

A bem da verdade, não sei bem porque me espanto. Já em 99 o Professor fez a mesma coisa quando acabou a AD e deixou o PSD... na altura, contra todos os vaticínios Paulo Portas, ao contrário do Professor, não desistiu e lutou por aquilo em que acreditava. Conclusão: 3 anos passados Paulo Portas chegava a Ministro e levava o CDS ao Governo, 20 anos depois, e Marcelo Rebelo de Sousa, sem hipótese de intervir directamente no jogo, do qual saíra amuado, dedicava-se ao seu papel peferido - ‘treinador de bancada’.

Pensava o Professor que o seu papel de comentador infalível, que os portugueses religiosamente ouviam nos serões dominicais, seria eterno e que, sob essa capa, tudo podia dizer, sem que ninguém o pudesse criticar ou rebater. Pelos vistos enganou-se! E, à primeira contrariedade, eis que decide por termo à prédica, não sem antes levantar lebre das pressões que sofreu, trazendo à memórias os tempos do ‘lápis azul’!

Ainda estou para ver que coelho irá, agora, o Professor tirar da cartola. No entanto, mesmo sem ma ter pedido, fica a sugestão: vá para a Quinta das Celebridades. Pagam bem, tem divertimento gratuito, pode tomar banho de água fria sem os perigos do Guincho e, já se viu que os habitantes da Quinta podem dizer o que lhes passa pela cabeça sem censuras ou críticas. Não era o lugar ideal para o Professor?