08 outubro 2004

Bizita e André

Apesar de ter escrito dois posts nos últimos dias, já há algum tempo que não
lia os posts, mas como agora estou com pouco trabalho e o meu patrão não
está no escritório para me dar mais, aqui vão as respostas a dois.
A Bizita perguntou a 28 de Setembro: "Porque hei-de eu, com os meus impostos, estar a pagar o SNS se não o utilizo? Porque hei-de eu, com o meu IRS, estar a sustentar as Escolas e Universidades Públicas se nunca as utilizei?"
Para um Democrata-Cristão eu responderia: porque a maioria das pessoas
que utilizam o SNS e o ensino público não têm dinheiro para sustentar todas as despesas inerentes aos mesmos e é pura e simplesmente uma questão de
justiça social.
Mas como a Bizita é Liberal, eu respondo de maneira diferente: porque as despesas com a saúde e a educação acabam por se repercutir na economia de maneira favorável. Assim, as sociedades em que as pessoas tem bons cuidados de saúde e assim se restabelecem mais rapidamente para voltar aos seus trabalhos e em que as pessoas têm possibilidade de ter acesso a um bom sistema educativo são mais produtivas e competitivas.

Quanto ao André no Arco do Cego...
O que tu consideras danos colaterais, eu considero serem externalidades positivas, ou seja, que sejam criados mais cafés e livrarias só pode significar maior concorrência com o comércio já existente, que erá que se tornar mais competitivo baixando os preços e melhorando os serviços. Mais uma vez, os habitantes locais agradecem.

Para a Bizita e o André não ficarem chatados pela minha discordância das suas opiniões, convido-os desde já para tomarem um cafézinho no jardim do Arco do Cego logo que este esteja pronto.